Inspirado nos maiores centros comerciais do mundo, como Nova Iorque, nos EUA, e Curitiba, aqui no Brasil, o Grupo Zarin oferece essa proposta em Salto, com o primeiro bairro inteligente da cidade: o Smart City Salto. O local conecta inovação e tecnologia ao desenvolvimento urbano, com foco em construir qualidade de vida e oportunidade de negócios. Mas antes de conhecer melhor o Smart City Salto, entenda como funciona um bairro ou cidade inteligente.
O que é uma Smart City?
As cidades inteligentes vêm sendo pauta de discussões nos mais recentes discursos sobre desenvolvimento urbano sustentável ao redor do globo. De acordo com o IESE Business School, na Espanha, há uma série de características que uma cidade precisa ter para ser considerada inteligente, saiba quais são:
1- Utilização dos recursos para melhorar a qualidade de vida
O principal item que caracteriza uma cidade ou bairro inteligente, e que irá nortear os demais aspectos desse conceito, é a utilização de recursos para melhorar a qualidade de vida de seus moradores. Tanto os naturais quanto os recursos tecnológicos devem contribuir para melhorar a segurança, a mobilidade, os acessos à cultura, maior cuidado com o meio ambiente, além de promover o desenvolvimento econômico.
2- Desenvolvimento econômico sustentável
Promover o desenvolvimento econômico significa disponibilizar iniciativas atrativas para indústrias, empreendedores e soluções inovadoras. Ele deve ocorrer de maneira sustentável, ou seja, sem impactar negativamente as gerações futuras ao mesmo tempo em que supre as necessidades atuais.
3- Mobilidade facilitada
Um dos problemas mais pensados quando se imagina grandes centros urbanos é a mobilidade. Contar com um sistema de transporte ou uma estrutura que facilite a locomoção de seus moradores com segurança e sem demora faz parte de uma Smart City. Por exemplo: vias de circulação e compartilhamento de bicicletas.
4- Planejamento urbano
Uma cidade inteligente também possui a ocupação urbana de forma planejada. Isso significa que não faltam recursos de moradia digna a seus habitantes, como rede de saneamento e energia.
5- Tecnologia
Outra grande característica de uma Smart City é a facilidade ao acesso tecnológico e seu uso para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Por exemplo, a internet chega a todas as casas? Existe algum meio de economia de energia ou água, como reaproveitamento de água da chuva para irrigar a horta comunitária?
Por que morar no Smart City Salto?
Assim como as cidades inteligentes, o Smart City Salto visa promover o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida de seus habitantes. Unindo tecnologia e o contato com a natureza, o bairro possui lotes a partir de 175 m², residenciais e comerciais.
Saiba que outros atrativos o bairro inteligente oferece:
Localização privilegiada: Para maior comodidade dos habitantes e trabalhadores, o Smart City Salto está localizado em ponto estratégico da cidade, na Rua das Nações Unidas, a 800 metros da rodovia. Segurança na palma da mão: Um bairro inteligente promove segurança, por isso, com o Smart Connect, é possível ter acesso 24 horas ao monitoramento por câmera pelo celular.
Wi-fi gratuito e totem de energia: Facilidade para acesso à internet nas áreas comuns do Smart City Salto, com pontos de wi-fi gratuito nas áreas de lazer, além de totens de energia, para que os moradores possam carregar seus celulares.
Lazer e infraestrutura completos: Com mais de 25 opções de lazer, desde playground até espaço pet e churrasqueiras ao ar livre, tem diversão para todos os gostos, aproximando o morador de atividades físicas, culturais e promovendo maior contato com a natureza. Além dos serviços básicos de moradia, como pavimentação asfáltica, rede de saneamento e iluminação pública, o local também terá arborização e infraestrutura completa para receber feiras, food trucks e eventos.
Gostou deste conteúdo?
Siga nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades no blog do Grupo Zarin.
Instagram (clique aqui) | Facebook (clique aqui)
Site: http://www.grupozarin.com.br/