Na terça-feira, dia 17, a Polícia Civil de Itu, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), realizou uma operação na Vila Guitti, resultando na apreensão de mais de 7 mil porções de drogas, na detenção de um menor e na prisão de dois adultos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas na cidade.
A ação foi desencadeada após informações indicarem que uma mulher estaria armazenando entorpecentes em um imóvel localizado em um prédio residencial. Os agentes apuraram que duas pessoas iriam ao local para buscar os produtos ilícitos. Diante disso, a equipe passou a diligenciar pela região e logo identificou a chegada da dupla.
Ao se aproximarem do imóvel, os policiais civis perceberam, pela janela da cozinha, que estava aberta, um forte odor de maconha e crack. Eles flagraram as três pessoas manuseando e contando porções de entorpecentes. Imediatamente, os agentes bateram à porta, que foi aberta pela mulher. No entanto, a dupla tentou fechá-la para impedir a entrada dos policiais civis, mas não obteve sucesso.
Todos os envolvidos foram detidos. Durante a abordagem, a mulher confessou que estava guardando as drogas para traficantes. Entre os detidos, estava um adolescente de 15 anos. No local, os policiais apreenderam 6.071 porções de cocaína, 605 de maconha, 11 de drogas sintéticas, 42 de haxixe, 1.247 de crack e aparelhos celulares. Os entorpecentes já estavam embalados e prontos para o comércio ilegal.
Os suspeitos foram conduzidos à delegacia, onde a autoridade policial autuou os adultos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. Já o adolescente, por não possuir antecedentes relacionados a esse tipo de crime, foi liberado para a guarda de sua genitora após a assinatura de um termo de compromisso, conforme estabelece a lei.