Cidades

Interligadas

Programa Vida Longa é discutido em reunião na Câmara Municipal

Reunião teve a presença de vereadores, representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, servidores da secretaria de Ação Social e munícipes (Foto: A.I. Câm.)

Em reunião pública realizada segunda-feira, dia 15, no plenário da Câmara de Salto, a secretária de Ação Social e Cidadania, Cláudia Cardoso Barichello Rodrigues fez uma apresentação sobre o Projeto Vida Longa, que busca a construção de moradias gratuitas para pessoas idosas, para a Comissão de Organização, Bens, Serviços, Saúde, Educação, Cultura, Servidores, Meio Ambiente e Administração.

A secretária reforçou que o projeto visa promover a proteção e qualidade de vida, garantindo o direito do envelhecimento com dignidade e que as residências são propriedade da Prefeitura, além de não serem feitas as cobranças de água e energia, os imóveis também contarão com mobília completa. As casas e áreas comuns são projetadas e adaptadas, garantindo acessibilidade e segurança, com portaria 24 horas.

O programa contará com uma equipe de referência, com coordenador, assistente social, psicólogo, porteiro, oficineiros e auxiliar de serviços gerais.

Com relação à seleção dosusuários, está sendo identificada demanda na rede de serviços socioassistenciais. Para a seleção de candidatos o interessado deve ter 60 anos ou mais, estar em estadode abandono, com vínculos fragilizados ou rompidos, sem acesso a moradia; emsituação de vulnerabilidade e risco social; inscrição atualizada no Cadastro Único;possuir renda mensal de até dois salários-mínimos; comprovar residência em Salto, hápelo menos dois anos; avaliação biopsicossocial; ser autônomo e independente para arealização das atividades da vida diária e não ser proprietário, usufrutuário oupromitente comprador de imóvel urbano ou rural em qualquer localidade.

O projeto Vida Longa de Salto terá 24 unidades habitacionais. A previsão de conclusão da obra é no primeiro semestre de 2026, estando localizada na ruaÁustria, no Jd.Celani I.