Denúncias encaminhadas ao Taperá e à Comissão de Concurso estão sendo apuradas; empresa é chamada para dar explicações e, até que se apure tudo, as próximas etapas do concurso para GCM estão suspensas, segundo Michel Hulmann, secretário
Concurso ocorreu em diversos pontos de Salto e problemas na Zezito estão sendo apurados (Foto: Duarte Rodrigues)
O secretário da Administração Municipal, Michel Hulmann e o prefeito Laerte Sonsin Júnior, ao tomarem conhecimento de problemas ocorridos na prova de 59 pessoas interessadas nas vagas da GCM, na Escola José Benedito Gonçalves, no Jardim das Nações, no domingo, dia 7, decidiram ontem, dia 12, suspender as próximas etapas do concurso para a guarda: “O concurso, no que tange ao cargo de GCM, não prosseguirá para a próxima fase até que os fatos sejam devidamente apurados e a Administração Pública ofereça os esclarecimentos necessários à opinião pública”.
Ocorrido – Segundo a pessoa que contatou a reportagem, ele prestou a prova em uma sala da Escola José Benedito Gonçalves, no Jardim das Nações e relata que ao receber a prova, a mesma estava identificada como para o cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil. “Informei ao fiscal e se constatou que a prova da sala toda estava assim. Os demais fiscais também relataram o problema nas outras três salas”, afirmou.
Diante do fato, houve uma correria entre os responsáveis pela aplicação da prova e, por causa da demora, também conforme o cidadão, que se identificou perante a reportagem, optou-se por pedir à direção da escola imprimir as provas necessárias para os concurseiros presentes. “Perdemos quase 1h de tempo, o que diminui a concentração, aumenta o nervosismo e pode ter nos prejudicado”, lamenta.
Ação – O município afirma que a empresa contratada, SHDias, tomou conhecimento dos fatos ao abrir o envelope para distribuir a prova aos candidatos. O município foi informado ao longo da aplicação das provas, através da Comissão de Concursos e já solicitou à contratada todas as atas e documentos relativos à aplicação das provas naquela escola. “Apenas após a devida apuração a Comissão poderá constatar se houve qualquer prejuízo aos candidatos às vagas de GCM”, diz o secretário, ao Taperá.
A Prefeitura diz que não houve problemas com outras provas, de outras modalidades.
Quanto ao fato relatado ao jornal, de que pessoas de fora do concurso teriam impresso a prova, a Prefeitura diz que isso não ocorreu e nem é permitido e que na “oportunidade, apenas os prepostos contratados e treinados pela SHDias tiveram acesso às provas” e que a “impressão avulsa dos cadernos de provas seguiu os protocolos de segurança e sigilo da empresa, resguardando os interesses dos candidatos e da Administração Pública”.
Segundo o município, não houve recursos apresentados pelo atraso na prova aplicada na escola Zezito, mas confirma o relato de três candidatos à Comissão de Concursos. Quanto ao direito de qualquer candidato de ir à Justiça contra o concurso, alegando prejuízo com os problemas ocorridos, o município diz que “qualquer cidadão que se sinta lesado pode requerer o que é de direito perante o Judiciário” e reforça que “quanto à Prefeitura, cabe apurar os fatos e fiscalizar a execução contratual pela SHDias, o que vem sendo feito com rigor por uma Comissão de Concursos, formada exclusivamente por funcionários concursados da Prefeitura”.
IFSP – A Prefeitura orienta os candidatos a confirmarem com antecedência o local da sua prova e que evitem contratempos, como alguns relatados à reportagem, de pessoas que chegaram ao antigo prédio do Instituto Federal em frente ao Terminal Rodoviário e depois tiveram que “correr” até o novo prédio, na Avenida dos 3 Poderes. A recomendação é geral: chegar pelo menos 1h antes ao local da prova.
SHDias – Ouvida pela reportagem, a empresa afirma que “vem cumprindo integralmente o contrato firmado com Administração Pública, reportando todas intercorrências e prestando todas informações com os devidos esclarecimentos à Administração Municipal” e que ratifica “integralmente a manifestação da Administração Pública, o quê concordamos plenamente”. (N.L.)
No dia 21 mais 10 mil farão provas em 13 locais diferentes
A Prefeitura confirma que no domingo da semana que vem, dia 21, às 9h e às 14h, mais 10 mil candidatos prestarão o concurso de Salto, em 13 locais diferentes, para 83 funções, entre professores, médicos e outros.
Seguem as respostas as perguntas feitas pelo Jornal Taperá, encaminhadas pela Prefeitura:
1 – O problema relatado na Escola Zezito foi informado à empresa SH Dias e à Prefeitura? Juridicamente isso pode ocorrer e tanto tempo de espera não atrapalha os alunos atingidos?
RESPOSTA: A empresa SHDias, que recebeu a delegação da organização do concurso e da aplicação das provas através de licitação pública, tomou conhecimento dos fatos diretamente, ao descerrar o invólucro lacrado para distribuição das provas aos candidatos. A Prefeitura tomou conhecimento ao longo da aplicação das provas, através da Comissão de Concursos e já solicitou à contratada todas as atas e documentos relativos à aplicação das provas naquela escola. Apenas após a devida apuração a Comissão poderá constatar se houve qualquer prejuízo aos candidatos às vagas de GCM.
2 – Em tendo 4 salas recebido a prova de outro cargo, os que foram prestar para ADI, em outro local, receberam prova da GCM? Houve atraso também? Em qual escola?
RESPOSTA: Segundo relatado pela banca organizadora, não houve outra intercorrência, exceto aquela já mencionada.
3 – É permitido a alguém fora do esquema do concurso e da prova, no caso pessoas da escola, terem acesso ao seu conteúdo? É válido uma prova impressa diferente das demais?
RESPOSTA: Não. Na oportunidade, apenas os prepostos contratados e treinados pela SHDias tiveram acesso às provas. A impressão avulsa dos cadernos de provas seguiu os protocolos de segurança e sigilo da empresa, resguardando os interesses dos candidatos e da Administração Pública.
4 – Houve apresentação de recursos devido a esse fato? Quantos? Que decisões foram tomadas?
RESPOSTA: Não houve recursos relativos a esse fato, mas tão somente o relato de três candidatos, encaminhado à Comissão de Concursos. A Prefeitura, para apurar os fatos, já requisitou à contratada todos os documentos e informações relativas aos fatos para apuração. O concurso, no que tange ao cargo de GCM, não prosseguirá para a próxima fase até que os fatos sejam devidamente apurados e a Administração Pública ofereça os esclarecimentos necessários à opinião pública.
5 – Pode haver questionamento legal quanto ao problema ocorrido e relatado ao jornal? Qual o posicionamento da Prefeitura a esse respeito?
RESPOSTA: Pelo direito de petição, qualquer cidadão que se sinta lesado pode requerer o que de direito perante o Judiciário. Quanto à Prefeitura, cabe apurar os fatos e fiscalizar a execução contratual pela SHDias, o que vem sendo feito com rigor por uma Comissão de Concursos, formada exclusivamente por empregados concursados da Prefeitura.
6 – Muita gente que deveria prestar a prova no IFSP acabou se dirigindo ao IFSP em frente à rodoviária e não na Avenida dos 3 Poderes. Embora seja responsabilidade do aluno conferir o local da prova, houve atrasos e pessoas que ficaram fora da prova, no prédio do IFSP? Quantas?
RESPOSTA: Os endereços dos locais de aplicação de provas foram corretamente informados na publicação da convocação. Não há estatísticas relativas a eventuais atrasos e enganos dos candidatos que se dirigiram a locais não discriminados na convocação para as provas. Ademais, a Comissão de Concursos e a empresa organizadora sempre recomendam que os candidatos se dirijam aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência, para sanar qualquer dúvida e evitar percalços no trajeto.
7 – Para o dia 21, quantas funções terão as provas realizadas? Serão provas em quantos locais e a partir de que horas?
RESPOSTA: No dia 21/08 serão realizadas as provas às 9 e às 14hrs, em 13 locais de provas, para 83 funções diferentes, entre professores, médicos e outras. Aproximadamente 10 mil candidatos devem comparecer no segundo dia de provas.
8 – Haverá algum procedimento aperfeiçoado para não ocorrer o relatado?
RESPOSTA: A Prefeitura irá apurar os fatos, para então avaliar as providências necessárias. Em apuração preliminar, contudo, verifica-se que o problema foi restrito às provas de 59 candidatos, num universo de 10.440, que receberam novos cadernos de impressos pela organizadora e tiveram o prazo para a realização das provas ampliado em 40 minutos, por terem iniciado as avaliações às 9h40. Contudo, não houve quebra no sigilo das provas e até o momento não foi constatado qualquer prejuízo ou benefício aos candidatos.