Cidades

Interligadas

Frente Parlamentar da Saúde debate sobre sistema CROSS na Câmara de Salto

A reunião realizada pela Frente Parlamentar da Saúde debateu o estado dos serviços de saúde em Salto (Foto: A.I. Cam.)

Na última segunda-feira, dia 3, na Câmara Municipal de Salto, houve uma reunião pública promovida pela Frente Parlamentar da Saúde com o objetivo de debater sobre as vagas disponibilizadas pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

O diretor do DRS XVI (Departamento Regional de Saúde), Carlos Eduardo Ribeiro de Moura, esteve no encontro e explicou os trâmites da regulação de vagas e encaminhamento de pacientes dos munícipios da região de Sorocaba, que inclui Salto.

Um dos problemas enfrentados pelos reguladores foi o preenchimento inadequado das fichas dos pacientes. Com relação ao Hospital Municipal, o diretor Geison Galhardo comentou que pastas de protocolos e fluxogramas estão sendo criadas para auxiliar os médicos, além de reuniões frequentes com a Secretaria de Saúde e a DRS estarem acontecendo.

As principais queixas dos vereadores na reunião foram em relação a existência de mais de 15 mil guias aguardando vagas, definição na prioridade das vagas e qualificação da fila de espera, necessidade de transparência e acesso do paciente e familiares à lista de espera e demora na realização de exames.