Cidades

Interligadas

Inevat discute avanço do controle da poluição do Rio Tietê

A Câmara Técnica do Rio Tietê e o Instituto de Estudos do Rio Tietê (Inevat) realizaram, em Tietê, no dia 19, sexta-feira, novo encontro para discutir a situação do mais importante rio do Estado e também para conhecerem uma nova tecnologia de monitoramento e controle da poluição do rio.

Participaram do encontro representantes das cidades de Tietê, Salto, Itu, Cabreúva, Sorocaba, São Roque, São Paulo, Cerquilho e São José dos Campos.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostrou a ferramenta desenvolvida para monitorar a situação da poluição no Rio Tietê, já à disposição das autoridades e sociedade civil para funcionamento imediato.

A ferramenta usa imagens de satélites e fornece informações precisas e atualizadas sobre a situação do Rio Tietê, permitindo que as autoridades ambientais e de fiscalização, identifiquem com precisão onde estão ocorrendo lançamentos de efluentes que poluem o rio.

As autoridades locais também apresentaram seus dados, como a cidade de Tietê, que leva o nome do rio, mas não consegue usá-lo para abastecimento de sua população e tem o custo de extração e tratamento de água por outros meios, muito alto.