Cidades

Interligadas

Reunião com o secretário de Saúde na Câmara abordou atendimento à população com Transtorno do Espectro Autista

A reunião contou com a participação de vereadores, servidores da secretaria de saúde e a diretora do Instituto Zoom (Foto: A.I. Pref.)

Na sexta-feira, dia 10, o secretário municipal de Saúde, Fernando Amâncio de Camargo, esteve na Câmara de Salto para responder questionamentos do requerimento feito pela vereadora Graziela Costa, sobre o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade, com foco na criação de um Plano Municipal de Atendimento Integrado.

O secretário afirmou que o município está elaborando um Plano Municipal de Atendimento Integrado às pessoas com TEA, focando em articular serviços de saúde, educação e assistência social, garantindo atendimento multiprofissional e continuidade do cuidado. Fernando também destacou entre várias ideias a necessidade de fortalecer a rede de atenção, ampliando a capacidade do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS IJ) e das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a secretaria, as UBS tem disponíveis atendimento com médicos pediatras, psicólogos e fonoaudiólogos, além de Salto ter um sistema de referência entre os serviços de saúde, educação e assistência social voltados ao atendimento de crianças e adolescentes com TEA.

Sobre a divulgação das políticas e dos serviços disponíveis para as famílias que têm

crianças com TEA, o secretário informou que as UBS e o CAPS IJ dão orientação direta às famílias durante consultas e atendimentos, entregam materiais informativos e agendam serviços. Já as secretarias de Educação e de Ação Social e Cidadania repassam informações sobre inclusão escolar, programas de apoio e ações sociais.