Cidades

Interligadas

Reunião na Câmara de Salto debate a saúde da população trans

Reunião teve discussão dos direitos da população trans no sistema público de saúde da cidade (Foto: A.I.Câm.)

Foi realizada na Câmara Municipal de Salto uma reunião para discutir os direitos da população trans no sistema público de saúde na cidade, na sexta-feira, dia 7. A reunião foi presidida pelo vereador Chell, que teve ao seu lado a presença da bailarina Samantha Ferreira Lima e, representando a deputada federal Erika Hilton, sua assessora Michele Duarte Ferreira.

Os vereadores Almir da Adega, Antônio Moreira e Clayton Bispo estiveram presentes, além de representantes do Conselho Municipal da Diversidade, da Comissão de Direitos Humanos e a Comissão da Igualdade Racial da OAB, do Ambulatório Transcender de Campinas, da Associação Entrelaços, além da professora da rede municipal de ensino Duda Camargo, a professora do IFSP Vânia Gomes, membros da sociedade civil e o subsecretário do Governo, Raisuli.

Foi feita a leitura do Requerimento nº 441/2025 durante a reunião, que questiona a pasta da saúde sobre as carências no atendimento à população trans, especialmente em relação às dificuldades enfrentadas pelas pessoas que buscam acesso à hormonioterapia. A Prefeitura de Salto disse que encaminha para serviços de referência as pessoas trans que necessitam de acompanhamento hormonal.

Foram definidas propostas que serão encaminhadas à Prefeitura e à Secretaria de Saúde, com à implementação de um ambulatório de atendimento trans no município, bem como a solicitação para que um integrante da pasta da saúde faça parte do Conselho da Diversidade.