Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para indivíduos que estão se passando por profissionais de saúde da Prefeitura de Indaiatuba, com o objetivo de aplicar golpes. Os golpistas oferecem atendimento home care para entrar nas residências das pessoas, principalmente idosos. Algumas vítimas já registraram Boletins de Ocorrência (BO) na Polícia Civil.
Conforme relato das vítimas, os golpistas utilizam jaleco branco, crachá e maleta para confundir as pessoas no momento da abordagem. Eles falam que vão realizar consultas e procedimentos médicos, pedem uma foto para comprovar o atendimento ou orientam a vítima a olhar para a câmera de um celular. Dessa forma, eles conseguem o reconhecimento facial necessário para acessar a conta da pessoa, que é a fonte de recebimento de salário ou aposentadoria, abrem contas e fazem empréstimos.
A Secretaria de Saúde informa que o atendimento domiciliar de pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida é realizado, porém os profissionais estão devidamente identificados. Os munícipes que forem abordados por pessoas que se identificam como “profissionais da saúde” podem confirmar a informação por meio do telefone (19) 3834-9289.